RETOMANDO.
Tipos de PA
Quando observamos a evolução dos termos, podemos fazer algumas classificações sobre a PA. Confira!
- PA finita
É aquela PA que tem um número definido de termos. Por exemplo, uma PA de cinco termos na qual o termo inicial é 0 e a razão é 2:
PA (0, 2, 4, 6, 8)
- PA infinita
A PA é infinita quando o domínio em que ela está inserida é infinito. Veja o exemplo abaixo:
PA (10, 11, 12, 13, 14…)
- PA crescente
Uma PA é crescente quando a razão entre os termos é positiva, ou seja, r > 0. Assim, cada novo termo é maior que o anterior.
- PA decrescente
Quando a razão é negativa, ou seja, r < 0, então a PA é decrescente, pois cada novo termo é menor que o antecessor dele.
- PA constante
A PA pode ser constante, se r = 0. Nesse caso, os termos são todos iguais.
N-ésimo termo da PA
Os termos da PA são identificados pela posição que ocupam na sequência. Representativamente, você teria uma PA infinita mostrada assim:
PA (a1, a2, a3, a4, a5…)
Quando a questão do Enem falar sobre o N-ésimo (ou enésimo) termo de uma PA, ela está se referindo ao termo que está na posição n.
Por exemplo: e o décimo termo? Nesse caso, você precisa calcular qual o número que está na posição 10, ou seja, o termo a10. Fácil, não é? Basta ir somando a razão r até achar o 10º termo da PA.
Mas se a questão quiser que você diga qual o 123º termo? Então, temos que aprender a fórmula do N-ésimo termo. Ela também é chamada Termo Geral de uma PA, pois pode ser usada para descobrir o valor que está em qualquer posição. Tome nota:
an = a1 + (n – 1) . r
Viu só? Das duas formas, chegamos ao mesmo resultado.
Razão da PA
Agora, vejamos como encontrar a razão de uma PA. É simples, se você tiver pelo menos dois termos consecutivos. Se você souber an e também a(n-1) ou a(n+1), basta fazer a subtração entre o termo de maior posição e seu antecessor. Calcule:
r = an – a(n-1) ou r = a(n+1) – an
Caso não saiba dois termos consecutivos, use a fórmula do termo geral, isolando r. Desta forma:
R = (an – a1)/(n – 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário